TEMA: Mona Lisa
JUSTIFICATIVA:
Ao se valorizar, o papel das Artes Plásticas na Educação Infantil, ao criar, manipular materiais concretos, expressar sentimentos e tomar contato com manifestações artísticas, as crianças descobrem um universo amplo, de muitas possibilidades e experiências. Além disso, ampliam sua percepção do mundo, desenvolvem os sentidos e as relações que mantêm entre si, além de exercitar as habilidades motoras.
O nosso papel é criar condições materiais e pedagógicas para que o contato da criança com a Arte aconteça de forma mais lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um ambiente propício para que ela faça, refaça, experimente e construa.
A preocupação da Escola é fazer com que a Arte seja compreendida pelas crianças como uma linguagem humana, uma forma natural e profunda de expressão de idéias, emoções e sentimentos.
OBJETIVOS
• Descobrir e ampliar o conhecimento de mundo, utilizando-se do trabalho de arte, da linguagem do desenho, da construção.
• Familiarizar-se com obras artísticas.
• Despertar interesse pelas próprias produções e das outras crianças.
• Expressar desejos, sentimentos, vontades, agindo com progressiva autonomia.
CONTEÚDOS
• Apreciação de obra artística
• Produção artística (Pinturas, desenhos, recortes, montagem, colagem e modelagem)
RECURSOS METODOLÓGICOS:
• As crianças sentadas em roda, terão contato com a obra de arte “MONA LISA”
• Será enfatizado o NOME, a mulher da obra se chama Mona Lisa, e vocês como se chamam? É importante o nome para sabermos quem é quem.
• Essa obra será explorada pela crianças, passando os dedinhos, sentindo a textura, depois uma exploração visual.
• Analisar o rosto da Mona Lisa(esquema corporal), quantos olhos, bocas e nariz?
• Agora cada criança observará o seu próprio rosto, no espelho, fazendo comparações com os colegas.
• Fazer observações do ambiente em que estamos: sala de aula(sempre com perguntas, onde estamos? O que vemos aqui?
• Agora vamos olhar a obra. Onde a Mona Lisa se encontra? O que vemos ao fundo? E atrás da mona Lisa?( céu, rio, ponte árvores... ela está em uma floresta?
• Com o papel pardo (grande onde caibam pelo menos metade da sala) pintar livremente, com guache, utilizando os dedinhos, para reproduzir a floresta da Monalisa.
• Agora, com a figura da Mona Lisa, reproduzida, vamos pintá-la.
• Análise de suas produções e dos outros, por meio da observação. Valorização da obra do colega.
• Retomar a obra da Mona Lisa, para mais uma observação, e utilizar o quebra cabeça da obra, identificando as partes do corpo (cabeça, tronco e membros).
• Vamos explorar agora a “expressão facial e corporal” através da mímica, as crianças observarão a obra, prestar atenção na “POSE” da Mona Lisa, e imitá-la, utilizando de fundo a própria arte das crianças ( o papel pardo que pintaram a “Floresta da Mona Lisa”).
• Esta atividade de expressão corporal terá como fundo a música da Mona Lisa, interpretada por Nat King Cole.
• Será tirada foto de cada pose das crianças, para exposição na sala de aula.
• Será observada também a obra da “Monica Lisa” de Maurício de Souza, com intervenção da professora lembrando os autores das obras, Leonardo da Vinci, e falar o nome de cada criança como sendo o autor da releitura da Mona lisa (a pintura de guache).
• Em outro momento, a professora desenhará a Mona Lisa, no papel pardo, e as crianças farão outro tipo de interferência, recortando e colando outras bocas, olhos e narizes de revistas na Mona Lisa.
• Depois com argila, cada criança transformará sua obra em uma escultura.
• Finalizando, todas as obras estarão em exposição, inclusive a original, para as crianças fazerem uma última observação, identificando a diversidade de produções artísticas como: desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias e colagens.
RECURSOS FÍSICOS:
• Obra artística: Mona Lisa
• Espelho
• Papel Pardo
• Tinta guache
• Quebra-cabeça: Monalisa
• CD com a música Mona Lisa
• Livro com a obra do Maurício de Souza “Monica Lisa”
• Capa preta de tnt
• Reprodução da obra Mona Lisa no sulfite
TEMPO PREVISTO: 03 AULAS DE 01 HORA CADA
PÚBLICO ALVO: Maternal 02
FORMA DE REGISTRO: Anotações do comportamento das crianças, fotos e trabalhos realizados pelas crianças.
APRESENTAÇÃO DA OBRA
PINTANDO A FLORESTA DA MONALISA
FAZENDO A INTERVENÇÃO NA OBRA
MONTANDO O QUEBRA-CABEÇA
EXPRESSÃO CORPORAL E FACIAL: AS CRIANÇAS IMITANDO A POSE DA MONA LISA
PARABÉNS,PERFEITO TRABALHO
ResponderExcluirPARABÉNS PELA CRIATIVIDADE!
ResponderExcluirParabéns, que trabalho lindo!!!! 1.000 vezes parabéns não fala o quanto eu amei seu trabalho!!!!!
ResponderExcluirMuito bem feito. Parabéns.
ResponderExcluirOla, bom dia.
ResponderExcluiramei sua ideia e peço permissão para que eu possa fazer com os meus 1º anos.